quinta-feira, 21 de maio de 2009

Postar. Mas postar sobre o quê?, quando de repente a minha vida se resume a problemas com o meu filho? problemas que não sei como resolver, a frustração está sempre presente, e não consigo deixar de pensar, onde é que errei?
Porque é que as crianças têm tanto medo de encarar o mundo? e porque é que as minhas palavras não lhe dão segurança como davam quando ele era mais pequenino?, eu olhava para ele, fazia-o olhar nos meus olhos, dizia-lhe que nada de mal lhe ía acontecer, e ele confiava em mim!
Agora, ainda esta manhã, chorou, como se ainda fosse pequenino, sem sequer conseguir explicar o que sente...
Ainda esta manhã, o meu marido me disse, que se a pediatra não nos ajudar, temos que procurar um psicólogo, nós não sabemos lidar com isto...
O que fazer, quando de repente o nosso filho começa a ter medo do recreio, das actividades extracurriculares, e até daquele ATL de Verão, todo xpto que nós arranjámos, e que ele estava todo contente por ir frequentar?

30 comentários:

Minha Menina disse...

olha Maria, tenho conheço uma psicologa impec, e sei de fonte segura que tem um efeito mto positivo nas crianças, sabe mto do que faz,já sabes , liga se quiseres!

bjo

Filipa disse...

Maria imagino a sensação de impotência que devem sentir ao vê-lo assim :(
Também acho que um psicologo será a melhor solução... espero que seja uma fase daquelas rápidas.

Xana disse...

Maria, nem sei o que te dizer. Os nossos filhos são quem nos podem fazer sentir realmente mais impotentes.
Fala primeiro com o pediatra para ver o que ele te diz e força!

Beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Maria, existem situações em que se torna muito ingrato para nós, pais, lidar com o turbilhão de pensamentos e sensações que as crianças-pré-adolescentes, sentem.
Não é vergonha nenhuma procurar ajuda médica especializada, pois um pediatra trata dos males físicos, nem sempre está preparado para o lado psicológico.
Tens imensos pedo-psiquiatras qualificados, não só para ajudarem o Ivo, mas principalmente para te ajudarem a ti e ao teu marido a entender e a lidar com os factos do dia-a-dia.
Se precisares de alguma ajuda manda-me um mail.

Um beijo e força!

Mamã e Tesourinhos disse...

Custa imenso esta sensação de impotência. Mas concordo que se não melhorar, têm que recorrer a um psicólogo.

Força!

Fica bem.
Bjs.

disse...

Olha amiga, vou puxar uma cadeirinha e sentar-me ao teu lado, e chorar contigo :(

Pobrezinho, hoje chorou? Não quer ir para o campo de férias? Meu rico menino!

Custa tanto crescer par eles, e para nós que quanto mais abrimos as azas para os deixar sair, para os devolver ao mundo, mais impotentes nos sentimos :(

Acho que sim, que deves mesmo procurar ajuda, um psicologo em quem ele confie, porque acho que já percebeste que o que se passa não é fisico.

Porque é que não nos avisam que vai doer tanto, que vai ser tão dificil?

Beijo grande no meu menino.

Flores disse...

Maria,

o teu filho é mto pequenino para ter problemas existenciais q vêm com o início da adolescência. Não se andará a passar alguma coisa na escola q o faça ter medo de «sair de casa»? Agresões ou coisas do género? Se não conseguirem q eles vos diga o q se passa realmente, procurem ajuda, rapidamente.

Um beijinho

Loira disse...

Maria, um bom psicólogo pode ajudar sim. Pode não só perceber o que o Ivo está a passar, como tb dar-vos linhas de orientação para lidarem com o assunto. Vai em frente. Eu já fiz o mesmo.
É mto difícil crescer. Sabes se ele se chateou com os melhores amigos na escola ou vice-versa? Sabes se algum episódio triste se passou? Olha, investiga e, sobretudo, não desvalorizes, pois pode ser mto mais doloroso para ele.
Um beijinho mto grande para ti, pois, se ele precisa de colo, tu ainda precisas mais. Alguma coisa, apita, ok?

Loira disse...

Ó Flores, eu com a idade do Ivo (ele tem 7, não é?) já tinha problemas existenciais. Isso tem tb a ver com personalidade. Eu tinha mtos medos... sobretudo da morte.

Maria disse...

Amigas, eu já tentei saber junto da professora, e até junto das auxiliares se aconteceu alguma coisa no recreio, tb tenho a sensação que sim, mas ele não conta, diz que não aconteceu nada, mas a verdade é que tem medo de miudos "grandes". Das vezes que fui espreitar o recreio não vi nada, mas não consigo estar sempre lá!
Não sei o que fazer...

Maria disse...

Zá - quando estava a escrever tb pensei em ti. Até isto estamos a passar em simultâneo, cada uma á sua maneira!
Spookie!

disse...

Maria, tenho posta in the oven... mas está cá o cão, assim que ele saia, sai a posta :(

sophy disse...

custa tanto ve-los sofrer e nao saber o porque e nao saber como ajuda-los.
Nao tenho nada contra os psicologos antes pelc contrário, acho que eles podem ajudar....tanto.

Penso que na clinica do pediatra do gue ha psicologos especializados em crianças se quiseres posso averiguar....é na qinta dos fidalguinhos.

bj

Maria disse...

Sophy, penso que sei qual a clinica, tem uma psicóloga muito boa, pelo que me falaram, obrigada.

sophy disse...

se precisares de contacto avisa que ligo para la a perguntar.

bj

Ana Pessoa disse...

e se isso for normal? ou ele seja mais envergonhado do que é comum e se manifeste dessa forma? e se ele só estiver mesmo triste? e se lhe aconteceu algo na esciola que ele não quer ou sente que nao pode contar?

xxx

A

Aninhas disse...

Maria...sensação de impotência..sei tal e qual o que descreves.Insegurança.E tanto amor para lhe dar.
Passei por isso, talvez por outras razões.Por muito que digam que os psicólogos são moda e que podemos passar muito bem sem eles, Maria, a psicóloga da Nês fez milagres.Demorou o seu tempo, mas hoje, ela é outra miuda, é frágil sim, e sempre será,mas penso que bem mais segura.
Porque ao fim e ao cabo, passa tudo pelo mesmo..a maldita Insegurança.
Bjo grande em vocês.

Flores disse...

http://educacaodeinfancia.com/o-medo-na-crianca/

Flores disse...

Vai lá ler o link. Tal como a Loira diz medos da morte p. ex. são normais nessa idade, mas esse é o tipo de medo q eles normalmente verbalizam.

Olha aqui outro link de uma pediatra q me parece muítissimo sensata e q dá ajudas preciosas.

http://pediatria.phpbb.net/index.php

Anónimo disse...

da-lhe colo ....e diz-lhe que estas sempre com ele...eu tinha muitos medos na minha infancia...sentia me inferior...sem razão nenhuma..O COLO TINHA MINIMIZADO, SEM MUITAS PERGUNTAS..APENAS COM UM ESTOU SEMPRE AQUI...FORÇA PARA A FAMILIA

Graça disse...

Entendo a tua preocupação, o teu coração pequenino devido ao sofrimento do teu menino!

Segue o teu coração... se te diz para procurares um profissional... FORÇA :) :)

Que esta fase passe bem depressa, ta?

Bj grande **********

Maria disse...

Flores vou ver, obrigada!!

Rita Camões disse...

:( Tadinho, a minha irmã era assim...Mas naquela altura não havia especialistas como hoje. Exerimenta as sugestões da flores e se achares que não é aquilo que sentes no menino, aí sim procura ajuda especializada...

Beijos grandes e um abraço forte daqueles I´m with you ok?

Sónia disse...

Maria, na sequência do teu post do futebol, já dei a minha opinião.
Mantenho-a.

Arranja-lhe algo que ele se orgulhe de fazer, que o "destaque" dos demais; algo que os "outros" tenham curiosidade de saber.

Por outro lado, a palavra "buling" não me sai da cabeça.
Não tens nenhum amiguinho dele, que te dês bem com a mãe e, tentar sacar informações por ai??
Se existe alguma coisa, que tu não tenhas conhecimento. É super importante despistar isso.

Liana disse...

:(
Queria tanto ajudar-te :(

Beijos

Asas de Anjo disse...

Allõ, como já respondi á Zá em relação aos filhos complicados, tenho uma em casa e com 5 anos o Pediatra aconselhou ela andar num psicologo, mesmo que sejam coisas normais, pelo menos ficamos a saber como lidar com eles nessas situações.

Se quiseres eu tenho o contacto da minha, tb é muito boa.

Um beijinho e acima de tudo calma

Noc@s disse...

Incrível como até numa situação que te aperta o coração fazes um tag como o que fizes-te LOL Depois de me deixares a preensiva, deixas-me com um sorriso na cara... Efectivamente melher tu não existes LOL
Mas tranquila, tudo se vai resolver pensa positivo e não sei do caso a fundo, mas se calhar é como o teu marido diz conversem com um psicologo, ou pelo menos com o pediatra para Vos tirar as Vossa dúvidas, ansiedades, ajuda por onde devem seguir.
Jocas grandes e se precisres já sabes onde me encontras ;-)

Seni disse...

Olha depois de tantos conselhos, só te posso dizer que tens que ter força!.. Es o porto de abrigo dele, não te esqueças. ;-) A melhor mãe do mundo tenho a certeza
kiss

disse...

Maria, tenho estado à tua espera... ainda te estás a recompor do carnaval de ontem à noite? Já ouvi dizer que foi demais!

M disse...

por esta altura, já a situação deve estar encaminhada p o fim ;)

tenta sempre manter a relação de abertura q tens c ele...só se achares q n consegues ter mais do q dás, procura apoio ;)

qqr coisa, pede o meu nº à zá ;)

bj meu