quarta-feira, 6 de maio de 2009

CORAÇÃO PEQUENINO

Estou com o coração partido.
O meu pequenino, foi convidado pelos colegas a participar num torneio de futebol. Ficou todo contente, sentiu-se muito importante, e estava todo vaidoso.
Nós sabemos que ele não tem muito jeito para o futebol, ele andava aqui num clube, mas a falta de jeito era mesmo evidente, mas ficámos contentes dele participar.
Ontem contou-me que tinha chorado muito na escola..., ele pensou que o dito torneio fosse lá no recreio, mas não, a directora foi buscá-los para irem a um parque aqui da zona, participarem juntamente com outras escolas. O meu quando se viu com os "grandes", e com a directora, prestes a sair da escola, começou a ficar cheio de medo, e começou a chorar.
É aqui, nesta parte, como em tantas outras partes, que eu me sinto mal, falta-me o ar, apetece-me chorar, não quero que ele sofra, mas nada posso fazer para o evitar, e dói tanto!
Logicamente que o menino já não foi, a directora dispensou-o, ele contou-me que chorou ainda mais, porque não queria chegar á sala a chorar, e então chorou tudo nas escadas sozinho... chorou porque tinha medo, chorou porque mais uma vez não teve coragem, chorou de vergonha de estar a chorar. E eu chorei tanto com ele, mas sempre de sorriso nos lábios, chorei para dentro.
Hoje de manhã disse-me que ontem não conseguia adormecer só a pensar naquilo do torneio, e eu, chorei outra vez, sei bem o que custa, vai demorar uns dias para passar, para se esquecer, e eu agora só peço que os outros meninos não gozem com ele por causa disto, espero que se esqueçam, para elE se esquecer tb.
Ninguém me disse que isto ia ser fácil, mas eu nunca pensei que doesse tanto, só quem é mãe pode entender o que estou a dizer...

27 comentários:

Inês de Castro disse...

Ui....como deve custar...a nós tanto e a ele então...
Espero que passe rapidinho!

beijocas

Minha Menina disse...

POIS É A DOR DELES É ASSIM UMA PANCADA QUE NOS VIRA O FIGADO...PERCEBO TE MTO BEM...

TENHO UM PRIMO QUE É COMO MEU FILHO, QUE ONTEM A HORA DO JANTAR PERGUNTEI ;

MARCO PORQUE ESTÁ ROUCO FILHO...?

..OLHA NO JOGO NINGUÉM ME ESCUTA ESTOU FARTO QUALQUER DIA FICO SEM VOZ ...E NISTO COMEÇA A TREMELICAR DA VOZ...COM UMA CARA INFELIZ QUE ME TIROU A FOME ,!!!

POR ISSO SEI O KE TE CUSTA...

mas as frustações fazem parte da vida, contornei a conversa a dizer lhe que ele toca guitarra como nenhum outro !!!!.


bjinhos S tem calma

disse...

Ó meu querido menino :(

Crescer custa amiga, a eles e a nós.

Flores disse...

Dores de crescimento.

Bejito, bejito

Graça disse...

Olha e deixaste-me com os olhos molhados de imaginar a dor dele e a tua :( :( :(

Força... ele vai esquecer num instante com certeza :) :)

Bj *******

Sónia disse...

Tadinho, mas porque ele não foi?
Tem receio de alguma coisa?

A minha é super dada, não consigo avaliar as "vossas lágrimas".

Um beijinho

Filipa disse...

Queremos que a dor deles passe toda para nós, não é?
Ser mãe é mesmo assim!

Maria disse...

Sónia - ele não foi, porque ficou com medo, nem sei de k, mas ficou!

Cristina disse...

Custa tanto sim, a eles e a nós...falo por experiencia...

Talvez ainda nos custe mais a nós, acredita...

:((

Aninhas disse...

Ai Maria...pelo amor de Deus!!!
caramba.Só de te ler até...dá vontade de o abraçar.
As crianças não deviam sofrer por NADA deste mundo.

Docinho disse...

Eu entendo... tão bem essa dor de ver sofrer quem amamos tanto...
É a inocência de ser criança... e ter medos!

Um beijo apertado nele

Sónia disse...

Maria, quando a Inês tinha quatro/cinco anos a auto estima dela, estava um pouco em baixo, não se defendia da escola, chorava, etc.
Decidimos experimentar um desporto de defesa, que lhe permitisse ganhar confiança em ela própria.
Desde essa data, pratica judo; adora aquilo e os meus problemas - nesse aspecto - acabaram.
Só mesmo quando é muito grave (Graças a Deus é rarissimo), é que é preciso eu intervir.

É só uma dica. É que fiquei aqui a pensar no teu menino.

Xana disse...

Olha, só me apetece dar-lhe colo. O Ivo é um menino tão querido! São as inseguranças deles. Até me parte o coração só de imaginar...

Beijinhos

Maria disse...

Sónia - muito obrigada, já tinha pensado nisso, e a tua opinião, deu-me ainda mais força!

Mimi disse...

:( é insegurança, é normal. O meu afilhado tb é assim.

eu disse...

Fiquei assim.....de coração pequenino como tu.... custa tanto essa vergonha, esse medo!
Mas ele vai crescer com isso vais ver.
Bjs gds e FORÇA

Sónia disse...

Desculpa, hoje estou chata!!

Não quero que pensem que a minha filha vai para a escola a bater nos colegas a torto e a direito. loll

O judo serve para ela relativizar as coisas, já não se incomoda se a chateiam ou ignoram, etc, ect; cumpre regras com mais facilidade, consegue estar mais concentrada.

E sabe muito bem, que o judo não serve nunca para ela atacar ninguém; mas, aquela capacidade que os mestres lhes passam, de que se for preciso, têm maneira de se defender (fisica ou mentalmente); dá-lhes muita tranquilidade.

Loira disse...

Concordo plenamente com a Sónia. O judo, karaté, e afins, ajudam mto a melhorar a auto-estima da criança, não só pq aprendem a defender-se, mas tb pq canalizam as energias e as emoções ali... E não é um incentivo a bater, pelo contrário. As crianças que aprendem artes marciais são as que menos batem, mas sabem defender-se se for caso disso.
O meu vai para o judo para o ano, pq é mto físico e tanto é de mtos abraços e beijinhos como de bater... e temos a certeza de q o vai ajudar imenso.

Qto a ti, minha linda, não há nada que doa mais q as dores de um filho. Eu sempre tive uma série de medos, qd era pequenina... é acho q os pais têm mesmo de ajudar e não desvalorizar esses sentimentos, pq ~essas crianças têm geralmente tendência para problemas de auto-estima e depressão.

beijo gigante!

Marisa disse...

:(( Bolas pá.. Porque é k tem tem k ser tudo tao dificil..

Jinhos muitos..

Força!!!

Marisa

Anónimo disse...

Olá boa noite... como a entendo... os meus filhos têm passado momentos assim... fazem parte do seu crescimento mas a mim como mãe... têm sido durissimos de digerir e de gerir... doi mais vê-los a eles a sofrer do que eu sofrer... mas faz parte da vida e do seu crescimento... o importante é eles, filhos, saberem que podem sempre contar contar connosco mães e pais... Beijinhos para si e para o Ivo de uma outra Maria

Maria & Companhia

gabriela disse...

Como eu te percebo ao ler as tuas palavras, veio-me á memoria o meu filho,quando tinha mais ou menos a idade do teu andava na natação, ele chorava tanto porque não quria ir, eu ia vê-lo e custava-me tanto olhar e ele agarrado sempre ao muro da piscina, com tanto medo.
Acabou por desistir mas ele só foi porque o médico alergolojista dizia que lhe fazia bem ao problema da alergia.
Ainda hoje tem 24 anos e quando vai á praia é raro molhar-se.
Espero que o teu menino já esteja bem beijinho

Seni disse...

Sei do que falas! Sentimos muito pequeninas... sim!!
Concordo com a sónia, ajuda. Por essa idade também pûs o Lucas no Karaté, pelas mesmas razãoes. Acabou pr desistir, porque falta de interrese da parte dele. Mas ajudou-o naquela fase, que todos passam, de insegurança. È mais uma das muitas fases deles que nos deixam muito inseguras ;-)
kiss

M disse...

maria, n falo cm mae, mas cm ex-criança q passou por isso. Acho q ele n tendo jeito p o futebol tem receio de ser humilhado pelos colegas [q qd querem, conseguem ser do pior]....tb acho q a solução passa por um outro tipo de desporto, ate diferente do q os colegas do dia-a-dia praticam, p q ele se sinta sem o peso da competição/mostrar q tem q saber fazer as coisas.

qqr coisa q o encaminhe p uma maior segurança em si proprio e principalmente, aceitação q, n sendo nós todos iguais uns aos outros, n há prob em ser diferente

bj meu

sophy disse...

dos medos.....lembro-me bem dos meus medos.....quando era piquenina.
Deles.....sei bem quando o meu fica com medo e so quer o meu colo, da-me um aperto no coração de o ver sofrer.....

Imagino a tua dor.

experimenta sim outro desporto, vais ver que ele vai melhorar.

bj

Liana disse...

:(

Espero que ele esteja bem :(

Beijo

Noc@s disse...

Pois... como eu te compreendo!
Jocas de mãe ;-)

sonia disse...

As crianças conseguem ser muito cruéis entre elas. O medo dele vem se calhar de alguma boca foleira dada nos treinos não?

O melhor é pô-lo a fazer algo que goste e que suba a auto-estima dele.

Tadinho...olha que a imagem dele a chorar nas escadas, sozinho, não me sai da tola!
beijinhos