segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Cada vez mais valorizo as coisas simples. Ao contrário da mega festa da minha prima emigrante rica, ontem fui a uma festa 3 em 1, onde reinou a simplicidade, e o amor.
O casal já vive junto há muitos anos, talvez uns 12/13, tem uma filha com 8 anos, e estão á espera de outra menina que chega daqui a 2 mesinhos.
A Ritinha, pediu á mãe para ser baptizada, a mãe concordou, e decidiram fazer o baptizado no dia do aniversário da menina.
Entretanto, pela mesma altura, quando souberam que esperavam mais uma cria, ele pediu-a em casamento, ao fim destes anos todos, e ela claro aceitou!, já tinham ido ao registo, mas uma vez que a menina ia ser baptizada, resolveram pedir ao padre para abençoar as alianças.
O padre, um daqueles modernos, jovem, e com a mente aberta, achou a história tão bonita, que os convidou a casarem-se pela igreja, nesse dia tb. Eles aceitaram, e ontem lá fomos.
A igreja estava enfeitada, não por eles, porque eles não podiam, mas pelos outros que casaram antes, e há hora marcada entraram de braço dado com a filha em frente com o cestinho das alianças.
Ela vestia um vestidinho azul, normalíssimo, e ele umas calças e camisa, tb normalíssimas, o único pormenor era um ramo de noiva, e o cabelo arranjado. A menina ia radiante no seu vestidinho branco de baptizado.
Eu arrepiei-me dos pés á cabeça, foi lindo, foi só por amor, nada de vestidos caríssimos, nem carros enfeitados, nem nada do costume, só eles a filha, e a bébe que ainda está para nascer.
Foi o casamento mais bonito que vi até hoje! A seguir baptizaram a filha, e depois fomos para uma colectividade comer, com as panelas em cima das mesas para nós nos servirmos. Foi espectacular, toda a gente comeu, bebeu, se divertiu, e ninguém sentiu falta daquelas coisas que costumam ter os casamentos, porque o essencial estava lá.
O amor deles, e o nosso por eles, tb!

53 comentários:

Xana disse...

Sabes o que é que nós gostámos mais do meu casamento? O segundo dia. Sítio alugado com os restos, toda a gente a chegar depois de termos dormido até às tantas, sem roupa de gala e divertimo-nos tanto que até hoje falamos que foi a melhor festa de casamento de sempre.

Uma das minhas músicas preferidas é do Luther Vandross e da Janet Jackson e chama-se "The best things in life are free" e acredito realmente nisso!

Hoje quando me estava a despachar no ginásio começou a dar a tua música da Sara Tavares, fui à porta do balneário meio despida da cintura para cima dizer à Zá que se estivesses lá já te estavas a passar! lol

Beijinhos

Xana disse...

Maria, adorei a tua pin up do perfil!

As Minhas Pinxesas disse...

E o melhor da vida são as coisas simples, cada vez acredito mais nisso.
Boa semana
bjs
xana

MS disse...

Tenho exactamente a mesma opinião que tu, embora infelizmente ache que cada vez menos se cultive isso mesmo.
Beijinhos e boa semana:)

disse...

Muito bonito :)

Mimi disse...

O amor torna tudo tão simples e bonito :)

sophy disse...

e o amor não é isso mesmo....o amor e uma cabana??


bjokas

PRINCIPES DO MEU REINO ! disse...

Tens toda a razão!!

Hoje segue a tua encomenda.. claro que te dou acesso ao blog..

Beijos
Pat

eu disse...

Não sei se é das hormonas,mas emocionei-me!
É que o Amor é isso mesmo: puro e simples!
Linda essa história...parece de filme!
BJS

Graça disse...

Tão bonito!!! e tão verdadeiro. Que bom que tiveste o privilégio de fazer parte desse casamento tão puro :) :)
Bj ********

Ana Pessoa disse...

eu acho isso muito giro, e percebo que nem todos têm as mesmas possibilidades mas vejo a coisa de outra forma Maria

Para mim um casamento é suposto ser uma unica vez na vida, certo? Como todos os acontecimentos únicos merece festa de arromba, precisa vestido (digam o que quiserem, mas noiva sem vestido não tem graça), precisa crianças vestidas à casa na pradaria, precisa de noivo com traje apropriado (no meu caso fraque que é o que gosto de ver), precisa mega bolo, precisa de um espaço magnifico e uma sala de cortar respiração, precisa de empregados vestidos a rigor a servir, precisa de amigas e amigos bebados no fim da noite a dançarem descalços, precisa de noite de nupcias em hotel e de lua de mel longe. É verdade que precisa de amor, mas esse dia também sobrevive disso

como sabes eu também casei e baptizei o miudo no mesmo dia, e sim, além de ser uma cerimonia diferente poupanos a pergunta do "mas onde é que eu estava neste dia" ;)

Ana Pessoa disse...

poupa-nos ;)

Maria disse...

Ana, mas eles fizeram a festa assim, porque não têm possibilidades de fazer de outra forma. A questão é que mesmo assim, foi lindo! e acredita que nada dessas coisas que falas, e que eu tb tive no meu casamento, e que se não as tivesse nem sei se casava; fez falta!

Ana Pessoa disse...

acredito Maria, mas tira toda a magia do dia

Sandra disse...

Lindo!O que conta é o amor, o resto é conversa!Até me arrepiei.

Ana Pessoa disse...

perdoem-me a hipocrisia mas, então se isso é o que interessa (apesar de não ser mais nem menos bonito de outra forma) porque é que não casaram todas assim? Estava à possibilidade de todos e todos fizeram mega festa...

E quando for a vez das vossas/os filhas/os é aasim que vão fazer o casamento deles???

Mais uma vez, esta é só a minha opinião

PRINCIPES DO MEU REINO ! disse...

Ana,

Apesar de achar bonito o que a Mary descreveu, eu, tal como tu, mas sou da opinião que o dia do nosso casamento é "aquele" dia e que tudo deve ser o mais especial possivel..
Tb tive direito a tudo.. vestido, festa da rija, só não tive dto a fraque pq o noivo não gosta!

Para ser sincera e como na altura do casório o guito era pouco, foi tudo especial, mas muito mais modesto do que foi no Baptizado dos meus filhos.. no baptizado estava tudo mais ao meu gosto, mais lindo, mais fantástico e tal como eu tinha sonhado que iria ser .. foi tudo feito por mim à mesma (tal como no casamento), mas o facto dos €€ serem um bocadinho mais abundantes, ajudou imenso!

disse...

Meninas, eu casei com tudo o que tinha direito, com tudo o que a Ana aqui refere.
Mas, se soubesse que ia ser assim aquele dia, eu não tinha feito os meus pais gastar tanto dinheiro.
No dia do meu casamento quem se divertiu à brava foram os convidados. Eu andei o tempo todo a fazer sala com um e com outro a saber se estava tudo bem, e via os meus amigos na maior festança, e mal tinha tempo para estar com eles.
Passou tudo num ápice, eu não aproveitei nada, e ainda tive como brinde uma valente bebedeira da minha sogra, e no final até nem percebeu que era suposto ela pagar os convidados dela...

Amar, mesmo amar, eu amei o meu vestido, e a lua de mel, o casamento em si eu passava.

[como convidada, e chamem-me o que quizerem , já de si não sou grande fã de ir a casórios, se tiver que ir eu tirar comida da panela, ainda menos]

Marta disse...

ia mennnnnnnnn...

Epá, eu cá estou cam a Ana apenas pelo seguinte....para mim o casamento é apenas e tão só... la fiesta...com tudo ao que temos direito e que o dinheiro possa comprar...se não houver guita....epá, mais vale guardar o que houver para outras coisas ( além de que quer queiramos, quer não, os casamentos têm normalmente um bom retorno).

De qualquer forma, respeito profundamente quem não pode ter ( ou não quer) um casamento de "estadão"...

Eu AMOOOOOOOOOOOO casamentos, assim de paixão...porque sou cusca e gosto de ver as noivas e de apreciar a decoração, de degustar a comida e de no fim ver como as pessoas estão felizes nesse dia ( mesmo que no dia seguinte andem à chapadona, lol).

Olha...que eles sejam muito felizes, é o que se quer ;o)

Mimi disse...

eheheheheh Zá!!! Tirar a comida da panela é do melhor :)

Eu só gosto de ir a casamentos de amigos, não de conhecidos. Os de conhecidos são uma gde seca! Então qdo calhamos numa mesa onde ninguém abre a boca, uiiii, é de fugir!

As Minhas Pinxesas disse...

Eu casei pela Igreja, tive tudo o que podia. Fui eu e o meu marido que pagamos tudo do nosso bolso.
Eramos 40 pessoas, mas estavam lá todos que me faziam falta nesse dia para eu estar feliz.
Não tive uma mega festa, tive uma festa simples que eu pude pagar.
Cada um casa da maneira que pode ou quer, mas não fui por não ter uma festa numa quinta de luxo quem venho criticar quem o faz e vice versa.
Desculpem lá mas cada uma faz da maneira que achar melhor e só temos de respeitar isso.

Xana

PRINCIPES DO MEU REINO ! disse...

Zá...

Posta foto tua de noiva, posta..por favorrrrr!
Devias estar um must..
Eu tb ADOREI estar de noiva! Adorei o meu vestido!

P.S: A minha sogra não apanhou uma tosga no meu casamento.. tirou foi um bilhete para estar sentada o dia todo! Não se levantou da cadeira, nem para dançar com o filho!

sophy disse...

Eu tambem tive direito a tudo, vestido de noiva, quainta linda....tudo e tudo e tudo....

Tive direito a tudo o que os meus pais e os sogros puderam pagar, se não pudessem pagar não me chateava se o casamento tivesse sido mais simples.
E tal como a zá, quem se divertiu mais (apesar de ser um dia lindo e unico) foram os convidados.
Porque nós os noivos não paramos um segundo.
Até porque no nosso casamento houve bastantes peripécias, desde assaltarem os carros dos convidados, a um senhor lhe ter dado um ataque cardiaco, o meu vestido ter-se descozido.....enfim foi uma aventura que passou rapido.

Mas ainda assim amei aquele dia, foi o dia mais lindo que tive.

PRINCIPES DO MEU REINO ! disse...

Eu e a Xana das Pinxesas, além de termos nascido no mesmo dia, mesmo ano e mesma cidade, tb casámos na mesma igreja.. lolll

disse...

Pat, vou tentar não me esquecer de trazer uma foto para digitalizar.

[que há seis anos atrás ainda ninguém dava cds com as fotos, o meu pelo menos não deu]

As Minhas Pinxesas disse...

E diz lá gemea se não fomos lindas e maravilhosas e super felizes????

Mimi disse...

Eu já vi uma foto tua Zázita ;), lá no teu cantinho. Estavas linda, minha querida!

Tânia disse...

Deixaste-me de lagrima ao canto do olho.
Pois se ele nao tinham posses para mais fizeram eles muito bem.
E a felicidade e o amor acima de tudo.
Espero que continuem a ser muito feliz por muitos mais anos.

Ha tantos casamentos de luxo, com tudo o que e´ bom e bonito, mas depois falta o amor e acabam em menos de 6 meses.

Beijo
A familia F Albuquerque

PRINCIPES DO MEU REINO ! disse...

Sim, é verdade!! Muito felizes (às vezes)!

Zá, no meu tempo tb não havia cd`s nenhuns.. aliás, o filme era em cassete vhs! :)

Põe uma foto tua sim.. gostava de ver o resto do pessoal de noiva.. é um dia tão diferente!

Ana Pessoa disse...

estao a desvirtualizar o conteudo do que aqui se discute: eu não defendo que quem tenha mais dinheiro e faz um casamento com mais pompa é mais feliz que os outros, por isso nao ponham as coisas dessa forma

o que eu digo é que toda a gente diz "ah sim, isso é que interessa, e bla bla bla o-diabo-a-sete" mas depois casou tudo com festarão e de certeza que é assim que vai casar os filhos

assuma-se que todos nós queremos que o casamento seja A festa

As Minhas Pinxesas disse...

Ana:
Para mim o que contou foi o casar na igreja.O copo de agua, foi num restaurante ao lado da igreja o mais simples possivel. Se não podesse ter a festa depois casamento para mim era igual, o que realmente importava era a cerimonia na igreja, isso sim é que me fez sentir casada. Mas isso sou eu que penso assim.

Pat gemea:
Queria dizer que fomos felizes naquele dia.
Hoje não te sei dizer...

sophy disse...

sim ana tens razão.....no fundo no fundo eu queria A FESTA no meu casamento, independentemente de ter casado por registo.

mas...........se nao houvesse possibilidade para tal, que quase aconteceu, por parte dos sogros....ok iria ficar triste, mas.....ultrapassava e bastava saber que naquele dia iamos dar um graNDE passo na nossa vida

Sandra disse...

Eu continuo a dizer que o resto é acessório..Já fui a casamentos de pessoas cheias mas mesmo cheias de dinheiro ,que fizeram casamentos simplicimos e no entanto não deixaram de ser bonitos.Tenho a ideia de que de que pessoas que por vezes até nem são muito afortunadas é que pensam nessas produções de deixar os outros de boca a banda...Cavalos, charretes , diademas, nem toda a gente gosta e não é por isso que o dia deixa de ser especial.Tem a ver com cada um, mais do que com o dinheiro, hoje em dia há crédito para tudo, lol
Eu quando casei levei um vestido do Tito Cunha de 70 contos e até hoje não vi nenhum tão bonito como o meu.A festa fiz a que pude e não a que os outros queriam ter...

Ana Pessoa disse...

sandra, para fechar a questão, provavelmente não tens a noção do quanto pode custar um desses casamento simples. Olha eu não tinha ;)!

Sandra disse...

Olha que tenho

Ana Pessoa disse...

por amor de Deus cavalos charretes pounds cisnes diademas tearas é foleiro, hostensivo e blargh

Sandra disse...

rrrrrrrrr, mas há quem sonhe com isso, ahahahah, olha o meu sonho era ir de vestidinho simples e fui .

eu disse...

Bem eu estou como a Zá: amar amar foi memso o meu Vestido!!! Ainda hj dou por mim a ir ao roupeiro olhar para ele e pensar que o quero vestir novamente! AH! E tb o fraque do noivo (escolhido por mim). De resto, todos os convidaos me vinham dizer que estava tudo magnifico, desde os convites (Lojinha Doce) ao enfeite da sala...mas eu do dia recordo pouco, sou sincera. Lembro me apenas de dizer, para espanto de todos: Isto de ser noiva não é gd coisa, prefiro ser convidada, casar nao caso mais de certeza!!!
Isto porque aconteceram imensas coisas e eu nao as vi, ou nao em lembro delas.......mas sim adorei casar, gostei do meu dia (daquilo que me lembro) e principalmente porque casei com o meu Babe!
E pense que neste casamento que a Maria fala o importante foi mesmo o AMOR que os une aos 4.

Cristina disse...

Que linda história sim senhora, até me arrepiei

:)

Maria disse...

LOLOL, para a confusão!
Ana, eu tb tive A festa, O vestido, A quinta, O carro, A despedida de solteira, e tudo e tudo e tudo!!! Amo casamentos, e acima de tudo amo as noivas, sou daquelas que chora sempre a ver a cara do noivo a olhar para a sua amada.
Só fiz este post, porque aquilo me tocou mesmo! Foi lindo!, eles não têm muitas posses, e só casaram por causa da miuda, porque senão nem casavam, casados já eles estão há uma data de anos, e nunca casaram por não terem dinheiro para A festa, mas pela filha lá foram, mesmo sem nada do que ela [de certeza] sonhou, e a beleza esteve aí mesmo. Acreditem, amei, e emocionou-me muito ver eles de braço dado, com a filha em frente, achei até corajoso, porque eu se calhar preferia não casar, a casar assim.
Moral da história - eu gosto de casamentos, gosto do que eles representam, e aprendi que afinal, mesmo sem o vestido de noiva, a noiva pode "brilhar" de alegria e felicidade.
Para mim foi uma grande lição!
Ana, crianças vestidas á casa na pradaria é lindo!!!!

Outra Susana disse...

Olá Maria,

A verdade é que ficamos sempre muito sensibilizados quando vemos uma familia sem muitos recursos mas que acima de tudo é feliz e que consegue com pouco fazer muito, é o velho cliché do "desgraçadinho" a que poucos ficam indiferentes, mas deixa-me que te diga que o modelito "amor e uma cabana" é muito bonito mas tem prazo de validade e a historia até pode ser tocante mas tenho a certeza que a noiva não se sentiu totalmente completa sem o "conto de fadas", não precisa de ser uma festa de arromba mas a noiva tem sempre de se sentir especial, a princesa e não a pobrezinha de quem todos têm pena!

Agora, também há os exageros, é como tudo...

De qualquer forma entendi o que sentiste e era bom se todos aprendessemos a valorizar os pequenos detalhes.

Beijinhos

disse...

Ana, concordo inteiramente contigo. Para mim o meu casamento foi A Festa, até porque nessa altura, há seis anos atrás eu já me começava a afastar da igreja católica [hoje estou a milhas mesmo], e preferia que o casamento tivesse sido pelo registo na quinta, Mas como foram os meus pais a pagar, e eu sei que era um grande sonho casar a filha pela igreja, e a mim não me custou nada realizá-lo fui à igreja.
Agora o ter ido à igreja não sela nada, não me faz mais feliz ou mais abençoada. Ficar com alguém que amo para a vida toda não tem que passar por uma igreja nem por coisa nenhuma [o casamento é um contrato para que se alguma coisa correr mal sabermos em que pé estamos, e para facilitar com as finanças e coisas do género].
A festa, essa sim, é o celebrar com os amigos uma coisa que os dois queremos muito, é ver aqueles que gostam de nós a rir, e partilhar O Dia.

O vestido, é tudo :D

Marta disse...

Olha...lá está ...e é por isso mesmo que eu vivo em "pecado" com o meu rapaz...ele é divorciado e casar pela igreja era logo à partida impossível, da minha parte só o faria pelos outros...por mim jamais ( reticências que eu cá não digo que desta água não beberei...)casaria pela Igreja ou até pelo registo, que não há papel assinado nem água benta que seja mais válido do que a palavra e o coração.

Já a festa....ai...olha que era mulher para comprar um modelito só para ir bailar na festarola....era sair de casa e passar logo aos comes e bebes...hehehehe

Eu cá não sou é mulher de nenúfares( ou suspiros, como queiram chamar-lhe), gosto de vestidos simples mas bonitos...aliás, a noiva "mai linda" que vi até hoje, foi uma amiga que por ser o 2º casamento e ser pelo registo, optou por um vestido de noiv mas fluido, simples....ela estava de se matar ( a ela, por estar tão gira, a cabra...lol).

hehehehehe

eu disse...

Ai parem de falar nos vestidos de Noiva, que hoje, mesmo de barriga, chegoa casa e tento meter nem que seja uma perna no meu looooooooool

Sandra disse...

e que tal amanha a Maria postar aqui fotos dos nossos vestidos???lol

Maria disse...

Eu, apesar de tb estar a milhas da Igreja Catõlica, tb gostava de renovar os votos, e se o fizesse, gostava de um vestido de noite, bem elegante para me destacar das outras gajas, se tivesse guito, fazia alta festa com os meus amigos e a familia e voltava á igreja, porque acho as igrejas bonitas por demais.

eu disse...

Olha Maria agora vou ser bem pirosa!! LOOOOL Tb acho as igrejas lindas e a que eu casei, sempre gostei dela, mas há quase um ano atrás, gostei ainda mais da igreja porque combinava com o meu vestido LOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Maria disse...

Eu, eu tb sou boé pirosa, e não resisto mesmo a igrejas, mas quando digo igreja, refiro-me ao espaço, já os padres dispensava-os na boa, se pudesse fazia a cerimónia na igreja, com uma pessoa minha amiga e de preferência espirita, a dizer umas coisas bem bonitas sobre o amor, isso sim era perfeito!

eu disse...

POis o bla bla bla tb não é coisa que eu goste muito....pronto confesso!
Mas olha o meu casamento foi tao piroso loool que o padre foi tão bacano que em meia hora disse as coisas mais lindas sobre o casamento, elogiou o meu ramo e meteu me o microfone na mao para eu agradecer aos convidados por estarem presentes num dia tao especial!!! Claro que nao estava à espera desta parte,mas foi bonito sim! Bem pirosinho :D e claro que no fim nao houve um convidado que nao dissesse que os padres deviam ser todos assim ;)

Queres ver que hoje dou mesmo volta ao vestido de noiva???? Pelo menos ao véu e aos sapatos LOOOL

Sónia disse...

Uma história de amor sem dúvida. Gostei.

Maria disse...

E se algum dia me casar, espero que seja assim. Com aqueles que gosto, mas de maneira a que todos se divirtam.. Sem mordomias.
Que eles sejam felizes.

Um grande beijinho.

Noc@s disse...

Muito Amor sem dúvida. Mas eu gosto de festas e não concebia o meu casamento sem ela, claro está que efectivamente tinha possibilidades, mas tendo, adorei, repetia, fazia tudo de novo (mudava algumas coisas pois mudam-se os tempos e as coisas evoluem) e eu posso que me diverti imenso no meu casamento. Fiz sala, mas dancei até não poder mais, cantei, diverti-me com o que os meus amigos e familia nos prepararam. Foi muito bom mesmo! Adorava repetir, tudo tudo e sim o meu vestido era lindo e eu ia linda e a igreja estava o máximo... Enfim gosto de festa e rambóia :P
Jocas so in love

Mãe da Rita disse...

Gostei muito do que escreveste, consegues mesmo transmitir o que se entiu. Oxalá continum a ter essa felicidade. Beijinho para ti (que roupa levaste, em qual das camisas te meteste? lol!Eu gosto mesmo de roupa, vestido de casamento é sempre bonito, mesmo que seja «normal»)MJ